Digital Storytelling
Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2017/2018
Código: |
SIESE07 |
Sigla: |
DS |
Secção/Departamento: |
Ciências e Tecnologias |
Semestre/Trimestre: |
2º Semestre |
Cursos: |
Sigla |
Anos Curriculares |
ECTS |
SIESE |
1º |
5 |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Carga horária: |
Horas/semana |
T |
TP |
P |
PL |
L |
TC |
E |
OT |
OT/PL |
TPL |
O |
S |
Tipologia de aulas |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Responsável: |
Maria do Rosário da Silva Rodrigues
|
Corpo docente: |
Maria do Rosário da Silva Rodrigues
|
Língua de Ensino
Inglês
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A tradição oral de troca e transferência de conhecimento foi a base da educação desde que os humanos se foram ensinando uns aos outros. O processo de criação de uma história digital, construída segundo este princípio, orienta o contador da história para a escolha de um tópico que possa ser interessante para uma determinada audiência, usando componentes digitais. Quando os estudantes constroem conteúdos digitais e os partilham online desenvolvem competências sobre a construção de aplicações multimédia, mas desenvolvem também o pensamento crítico sobre as combinações entre o áudio e os elementos visuais que compõem a sua história. Assim, neste módulo pretende-se que os alunos, organizados em pequenos grupos multinacionais, escolham a história que pretendem desenvolver, a técnica para a contar (banda desenhada, um vídeo, um produto interativo…) e os elementos digitais que integrarão a sua história. Este módulo deve ser orientado para ser desenvolvido em articulação com outros módulos deste semestre internacional organizando alguns dos temas neles tratados para a construção das histórias.
Com este módulo pretende-se que os estudantes tomem conhecimento de alguns instrumentos digitais que permitem o desenvolvimento de histórias digitais, tomem consciência da necessidade de pensar nos conteúdos antes de os disponibilizar online, desenvolvam o seu pensamento crítico, melhorem a sua literacia tecnológica e percebam as possibilidades destas histórias nos mais diversos contextos.
Programa